sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

UMA DÉCADA PRA ESQUECER E UMA NOVA DÉCADA PRA ACREDITAR

Demorou, mas acabou! Chegamos ao fim de mais um ano melancólico que encerra uma década trágica, uma página negra a ser esquecida na história do gigante adormecido que ostenta o status de Campeão do séc. XX. Não deve ter um palmeirense que não pare pra refletir e fazer uma retrospectiva tentando adivinhar aonde erramos e por quê (ou por quem) erramos. Certas coisas só acontecem com a gente...
s
EM 1993 JÁ DAVAM A LETRA...
Me lembro como se fosse ontem, eu tinha só 9 anos quando montamos o primeiro esquadrão da Era Parmalat. Meus amigos (70% bambis, 29% gambás e 1% palmeirenses) já diziam - "O dia que a Parmalat for embora, pode fechar as portas que acabou o Palmeiras". Quem não se lembra dessa? Dito e feito, a profecia se fez...
s
DENTRO DE CAMPO...
Terminamos a década de 90 campeões de tudo. De 1992 a 2000 disputamos todos os títulos até o final. Até mesmo as derrotas foram marcantes, de time grande (eliminação da Libertadores pro Grêmio - 0x5 lá e 5x1 em SP, perda da final da Libertadores em 2000 nos pênaltis e semi-final em 2001 pro Boca). Com o fim da co-gestão Parmalat, o Palmeiras escancarou sua incompetência administrativa e o amadorismo que já assolava o clube nos anos 80.
Tivemos que aturar jogadores medíocres que nunca deveriam ter tido a honra de vestir a camisa do Palmeiras, vimos alguns resgates desesperados de ex-ídolos, derrotas humilhantes pra times ridículos de inexpressivos como Asa de Arapiraca, Ipatinga, Atlético Goianiense etc etc, sofremos a maior humilhação da nossa história sendo rebaixados para a 2º divisão. Pra não dizer que passamos em branco, só ganhamos um mísero Paulistão em 2008. Melhor ou pior que a década de 80 que passou totamente em branco, mas sem rebaixamento? Não sei dizer...
s
FORA DE CAMPO...
Quando secou o leite das tetinhas das vaquinhas parmaláticas, foram embora além dos jogadores, os dirigentes que faziam todo o planejamento do futebol. Assim, ficamos reféns da ditadura provinciana da meia dúzia de velhinhos que fundaram o Palestra Itália e afundaram o Palmeiras. Mustafá adotou a política do bom-e-barato, conseguiu garantir seu poder eterno elegendo cerca de 130 amiguinhos como conselheiros vitalícios, o que representa quase metade do quadro atual do Conselho Deliberativo. Em 2005 Afonso Della Monica assumiu a presidência e a sucessão de erros se manteve. Não podemos negar que houve boa vontade, mas é o tal negócio, de bonzinhos incompetentes o mundo tá cheio. O mesmo se aplica pra Cipullo, Beluzzo e etc. Aliás, Beluzzo foi a maior decepção como presidente. Respeito ele por sempre colocar o Palmeiras em primeiro lugar em todas as suas atitudes, equivocadas ou não, diferente da cambada que o rodeia. Mas não teve competência para cumprir nem metade daquilo que prometeu.
De positivo mesmo, só a Arena que para a insatisfação de muitos velhinhos ultrapassados que transitam no Palestra é uma realidade.
s
A HORA DE AJUDAR É AGORA
Neste momento, não temos diretor de futebol. Enquanto outros clubes estão atentos ao mercado, vendendo e comprando jogador, o Pescarmona está de férias e pouco se lixando para as contratações. Belluzzo não dá as caras, somos obrigados a ouvir chacota de jornalistas, dirigentes de outros clubes, jogadores e NINGUÉM responde nada.
Se você também não aguenta mais, não se conforma com a falta de profissionalismo que nos estagnou, faça sua parte. Associe-se ao clube, hoje é o único jeito. Existem pessoas capacitadas e bem intencionadas dentro do clube, mas para que elas possam ter voz ativa, precisam de apoio, do nosso apoio. Precisamos oxigenar o clube, com novas pessoas, novas idéias, participar da vida política do Palmeiras. Enquanto os italianhos que acham que o Palmeiras é deles forem maioria, continuaremos nessa draga. Se você tiver pelo menos curiosidade em saber como funciona para se associar, o que você ganha ou perde com isso, como pode ajudar, me mande um e-mail para reinaldo.corneta@gmail.com ou deixe seu contato nos comentários.
No mais é isso, estando bem ou mal, com a auto-estima jogada no lixo, o Palmeiras está no DNA e nada nem ninguém vai diminuir nossa paixão desmedida pelo alviverde imponente.
s
"EXPLICAR A EMOÇÃO DE SER PALMEIRENSE, A UM PALMEIRENSE, É TOTALMENTE DESNECESSÁRIO. E A QUEM NÃO É PALMEIRENSE... É SIMPLESMENTE IMPOSSÍVEL!"
s

PERGUNTA: O que o depto de Marketing (se é que ele existe) está esperando para lançar um DVD sobre os oito títulos brasileiros? Alguém tem dúvida que a geração que não teve a oportunidade de viver o nosso passado glorioso está aguardando por isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário