terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AINDA EXISTE LUZ NO FIM DO TÚNEL. TE CUIDA MUSTAFÁ!

E ai cornetas, antes de mais nada, desculpem pelo sumiço neste últimos dias. Esta última semana passou num ritmo frenético e totalmente atípico. No meu caso, além da correria habitual, neste sábado, dia 12 de fevereiro, participei e acompanhei de perto pela primeira vez os bastidores de uma eleição na Sociedade Esportiva Palmeiras para o Conselho Deliberativo. Tentarei compartilhar esta experiência única e um tanto cansativa desta verdadeira batalha eleitoral que elegeu 76 conselheiros para o quadriênio 2011/2015.
s
O CENÁRIO
Atualmente o CD possui 300 cadeiras, das quais 148 são ocupadas por conselheiros vitalícios, em sua maioria, velhos da quarta idade nomeados pelo Sapo-boi no período em que este foi presidente, o que lhe atribui até hoje uma força fora do comum dentro do clube. A outra metade pertence a conselheiros estatutários que possuem 4 anos de mandato e são eleitos por meio do voto direto dos associados. São estes conselheiros que detém o direito de eleger o presidente, vice-presidentes e os membros do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização).

O eleitorado é formado por sócios que possuem no mínimo 3 anos de associação e estejam em dia com suas mensalidades.

Para que o associado possa se candidatar ao cargo de conselheiro, ele precisa além de estar adimplente, ter no mínimo 8 anos de associação ao clube e se inscrever numa chapa. Para se lançar uma chapa, é necessário formar um grupo com no mínimo 91 sócios/candidatos. Nesta eleição os candidatos compuseram 4 chapas, são elas: UVB (União Verde e Branca) - tradicional chapa de oposição ao Musgambento; Chapa Palestra - também oposição ao disgranhento; Chapa Academia - nova chapa de oposição ao Mustafento, formada semanas antes das eleições, e por fim, chapa Palmeiras Forte - liderada pelo Mustafento, dono da maior pança e do maior traseiro do mundo, única chapa que representa a situação.

O PLEITO
O pleito teve início às 09h, cheguei meia hora depois. Inicialmente, a eleição aconteceria na Academia de Futebol pelo simples fato do clube estar completamente demolido e sem condições de receber quase 4 mil sócios pra votarem. O Sr. José Cyrillo Jr tinha organizado toda a estrutura necessária no ginásio da Academia, além de contratar os meios de transporte para locomover os sócios do clube até o local.

Só que numa manobra totalmente estratégica (com a alegação de que na Academia não tinha banheiro suficiente), a nova diretoria (leia-se Mustafá) transferiu a eleição para o clube, numa total falta de respeito com o associado, que teve como único objetivo, impedir que o verdadeiro palmeirense votasse no melhor para o Palmeiras. Foi um verdadeira zona!
s

E a partir dai, o que vimos foram vários artifícios utilizados pelo sapo-boi e seu lambe-saco Gilto Avalone na tentativa de beneficiar somente os seus eleitores e amenizar a derrota que eles já previam de antemão. Senti na pele pela primeira vez, in loco, o que esse maldito é capaz de fazer.

Debaixo de um sol escaldante e impiedoso, as filas eram gigantes, no meio dos escombros, competiam pau-a-pau com a fila da montanha russa do Hopi Hari. Levava-se em média, 1h30/2h para se votar. O maldito disponibilizou somente 8 urnas para mais de 3.500 eleitores votarem, um absurdo! Claro que os eleitores do Mustafento receberam tratamento vip. Em determinado momento, foi possível ver o sr. Gilto Avalone, que se acha dono do clube, furando fila com seus eleitores, alegando que seus velhinhos tinham mais de 60 anos, e no meio dessa leva, seus eleitores não tão velhinhos assim também furaram fila.

Vários eleitores que chegaram de manhã pra votar, se depararam com a situação e foram embora. Alguns voltaram a tarde achando que a fila tinha diminuído, e mais uma vez deram meia volta, pois a fila permaneceu gigante das 09 às 19h. Por essas e outras, muitas pessoas, inclusive eu, ficaram na fila durante horas pra guardar lugar para eleitores de seus candidatos. Durante todo o dia, devo ter ficado pelo menos umas 3hs na fila, tempo suficiente pra presenciar cenas bizarras como um candidato fazendo boca-de-urna prometendo abaixar o preço do salgadinho e por ai vai. Nosso amigo Vicente Criscio (candidato e dono do site 3VV-Terceira Via Verdão) relatou que um de seu eleitores ao chegar na mesa de votação, foi proibido de votar pois seu voto já tinha sido computado. Como assim???

Pra terminar a tortura, a apuração que deveria acabar até as 20h no máximo, começou 21h30! Cheiro de tramóia no ar!

RESULTADO
Foram registrados 3.207 votos que resultaram em 25 cadeiras para a chapa Palestra, 23 cadeiras para a chapa UVB, 4 cadeiras para a chapa Palestra e 24 cadeiras para a turma do Mumu. O resultado é animador, e sem dúvida ascende uma luz no fim do túnel. Das 76 vagas, 52 ficaram com a oposição ao gordo maldito e somente 32% eleitos são da turma do Kibe. É claro que infelizmente destes 52, tem aqueles que remam conforme a maré, ora estão de um lado, ora estão de outro, mas de qualquer forma só de saber que o gordo perdeu 11 cadeiras, é um bom motivo pra se comemorar!

O Fanfulla, grupo político do qual tenho muito orgulho de fazer parte, elegeu 5 de seus 8 candidatos, pela chapa UVB. Este grupo foi criado em 2008 por sócios, e acima de tudo, verdadeiros palmeirenses oriundos das arquibancadas, descontentes com a forma provinciana e amadora que o nosso clube é administrado. Agora o grupo passa a ter 8 cadeiras no conselho, somado aos outros 3 que já possuem mandato. Nossa voz começa a engrossar e a cada dia que passa, o grupo cresce mais e vai mostrando sua cara. É um trabalho árduo de médio a longo prazo, de formiguinha mesmo, mas que com organização, comprometimento e dedicação começa a colher seus frutos.

CONCLUSÃO
Apesar de todos os obstáculos e complicações que o maldito impôs, o resultado mostra que os associados não concordaram com a eleição do Pituca (de novo, leia-se Mustafá). E assim, a nova oposição sai fortalecida com o apoio dos sócios, apesar de muitos virarem as costas para o futebol e se importarem mais com a piscina, a bocha etc. A difefença na contagem dos votos pode ser atribuida aos grupos de torcedores (Fanfulla, Pró-Palmeiras por exemplo) que se organizaram antes das eleições e conduziram todas as ações de maneira excepcional neste dia.

O QUE ESPERAR DAQUI PRA FRENTE

Agora com todo o quadro diretivo definido, Pituca deve acabar de distribuir os cargos que estavam vagos e por fim deve impor suas novas diretrizes. Fica a dúvida de quanto tempo ele ainda aguenta se submeter ao gordo vagabundo.

Do lado da oposição, inicia-se um trabalho árduo, cujo objetivo principal é promover uma reforma estatutária, que visa a democratização do clube com eleições diretas para todas as esferas políticas, o que em tese deve decretar o fim do Sistema Feudal e suas práticas viciosas que tornam o clube refém de meia dúzia de vagabundos e deixam o Palmeiras atrasado no tempo, vivendo uma constante guerra política interna que visa somente os interesses pessoais dos cardeais e seus asseclas, e nunca o bem do Palmeiras. Nosso problema não são nossos adversários, árbitros ou imprensa, nosso maior adversário somos nós mesmos, este estatuto arcaico e aqueles que se beneficiam dele a décadas, os mesmos sobrenomes de sempre.

E pra finalizar - parte 1...
Mais uma vez aproveito para parabenizar o Fanfulla, me sinto extremamente realizado por conhecer palmeirenses fantásticos que por diversas vezes abrem mão de seus compromissos pessoais e seguem um único lema: PALMEIRAS ACIMA DE TUDO! Este também é meu lema. Pra vocês terem idéia do tamanho do amor que esses caras tem pelo alviverde imponente, um dos membros do grupo, o Marcio D´Andrea mora em Detroit-USA e veio para São Paulo na sexta somente para poder exercer seu direito de votar em um dos nossos candidatos e voltou no dia seguinte. Exemplos como este me fazem ter a certeza de que entrei para o grupo certo.

Se você assim como eu, quer ajudar o Verdão a entrar no século 21 e se desvencilhar dos mesmos cabeças de bagre de sempre que não têm a menor condição de administrar o clube, pelas regras vigentes a única maneira de ajudar é se associando e participado da vida política do clube. Felizmente, esta conscientização cresce a cada dia e nosso grupo não para de crescer. Você pode se informar como funciona o processo e tirar suas principais dúvidas clicando neste link.

E para finalizar - parte 2...
No dia que o este gordo buzanfudo maldito morrer e for sentar no colo do capeta, eu estarei presente no velório e vou ver ele debaixo da terra. Quando acabar o velório, vou pagar o coveiro pra colocar uns 20 cadeados no seu caixão. E só saio de lá depois de colocar um segurança pra vigiar seu túmulo 24 hrs por dia, pra garantir que não existirá a menor possibilidade deste maldito aparecer de novo.
Saudações Alviverdes

Um comentário: