Após uma temporada regular cheia de atrativos, chegamos aos playoffs da NBA. Agora é a hora de separar os homens dos meninos. Mas primeiro, vamos relembrar os principais fatos que fizeram dessa temporada uma das mais sensacionais dos últimos anos.
- Como torço pro Glorioso Chicago Bulls e acabamos com o primeiro lugar da Liga, vamos começar por ele. Os Bulls começaram a temporada com expectativa de boa campanha, já que trouxeram Carlos Boozer para complementar seu plantel. O que eles não esperavam era a “MVP Performance” de Derrick Rose. Os Bulls começaram como quarta força da Conferência Leste, coadjuvante de Boston, Miami e Orlando, os favoritos até então. Porém, com o passar do tempo, o time foi pegando corpo, Rose foi se destacando e Chicago dominou a segunda metade da temporada, conquistando a conferência com certa tranqüilidade e, na última rodada, garantiu a melhor campanha da NBA.
- O Miami Heat foi a grande história da temporada. O time fez as maiores contratações da história dos free agents e trouxe dois "time MVP": LeBron James e o craque Chris Bosh, para se juntarem a Wade e formarem o chamado “Big Three”. O começo foi complicado, o time demorou a entrosar e só foi engrenar mesmo em dezembro. Mesmo assim o time ainda oscilava boas e más atuações e só na reta final garantiu o segundo lugar da Conferência Leste.
- Boston entrou como favorito, já que havia vencido a conferência ano passado e não teve mudança significativa em seu plantel. Pelo contrário, o time contratou o veterano Shaq para essa temporada. O início foi muito bom, o Celtics liderou a conferência em boa parte da temporada, mas após a desastrosa troca de Kendrick Perkins com o Thunder, Boston deu uma degringolada e acabou apenas com a 3ª melhor campanha.
- O Orlando Magic fez uma temporada discreta. O time só melhorou mesmo após a troca de Vince Carter, Rashard Lewis e Mickael Pietrus por Hedo Turkoglu, Gilbert Arenas e Jason Richardson. Ainda assim não fez a campanha que era previsto, mesmo com Howard sendo muito efetivo.
- O Knicks veio com Amare Stoudamire como novidade para a temporada e ele correspondeu às expectativas. Mesmo assim o resto do time era fraco e apesar de não ter ficado ameaçado de perder os playoffs, também não incomodou o top 4. Com a chegada de Carmelo Anthony e Chauncey Billups, a esperança foi grande, mas o rendimento em quadra nem tanto. O time sofre muito com a falta de poder defensivo e terminou apenas na 6ª posição.
- San Antonio Spurs teve um começo de temporada avassalador. O time liderou a liga com folga por praticamente todo o tempo. Na reta final, porém, parece que o cansaço pegou os veteranos Duncan, Parker e Ginóbili, e o rendimento caiu bastante. O time manteve a ponta na Conferência Oeste, mas perdeu a liderança da liga para os Bulls na última rodada.
- O Lakers teve 3 momentos distintos. Um começo razoável, sem empolgar muito, mantendo o time entre os três primeiros da conferência, mas bem atrás dos Spurs. No entanto, o MVP de Kobe no All Star Game parece ter contagiado o time, que voltou com tudo e venceu 17 em 19 jogos. Quando todos achavam que LA ia tomar a ponta dos Spurs, o time perde 5 seguidas na reta final e deixa uma interrogação para os playoffs.
- O Dallas fez mais uma temporada de Dallas. O time é sempre muito constante, sem ser brilhante. Se posicionou entre os 3 primeiros durante toda a temporada. Terminou empatado com o Lakers, mas perde nos critérios de desempate. Vamos aguardar se eles conseguem reverter a fama de amarelão nos playoffs.
- O Oklahoma City Thunder é um belo candidato a azarão. O time fez boa campanha e foi regular durante toda a temporada. Além de contar com o indiscutível talento de Kevin Durant (maior pontuador da liga pelo segundo ano consecutivo), Russell Westbrook vem jogando muito, com números muito parecidos com os de Derrick Rose. E a aquisição de Perkins deu ao time o poder de garrafão que estava faltando.
- O Denver Nuggets viveu uma situação inusitada nessa temporada. O time vinha fazendo uma campanha regular até a troca que culminou na saída de seu grande astro, Carmelo Anthony. Quando muitos pensaram que os Nuggets iam sucumbir sem Carmelo, o time começou a priorizar o jogo de equipe, fortaleceu sua defesa e teve um final de temporada avassalador, garantindo o quinto lugar no oeste.
Acredito que essas foram as grandes histórias da temporada nos principais times, então vamos ao que interessa, os confrontos da primeira rodada: CONFERÊNCIA LESTE:
- 1 Chicago Bulls (62-20) vs. 8 Indiana Pacers (37-45) Essa vai ser barbada pro Bulls. O Indiana é o único time dos playoffs que teve mais derrotas que vitórias na temporada regular. Certamente o Bulls não perderá nenhum jogo no United Center e deve levar vantagem em Indiana. Pra mim fica 4x1 sem susto. Na temporada regular o Bulls ganhou 3 jogos e perdeu apenas 1 para o Pacers.
- 2 Miami Heat (58-24) vs. 7 Philadelphia 76ers (41-41) Essa é barbada igual a série Bulls x Pacers. Qualquer chance de zebra nessa primeira rodada da Leste está nos outros 2 confrontos. LeBron James sabe que qualquer resultado diferente do título será considerado um fracasso, então espero motivação máxima do Heat. Porém, como vimos na temporada regular, o time quando é bom é muito bom e quando é ruim é muito ruim. Acho que o 76ers tira uma casquinha e o Heat fecha em 4-1.
- 3 Boston Celtics (56-26) vs. 6 New York Knicks (42-40) Esse, sem dúvida, é o melhor confronto dessa primeira fase da Leste. Além de ser um jogo recheado de estrelas (Pierce, Garnett, Allen, Rondo, Carmelo e Stoudamire) temos a grande rivalidade esportiva entre Boston e NY. Não chega a ser um Red Sox vs. Yankees, mas o confronto tem sua carga de rivalidade. Na quadra a vantagem me parece muito clara pro Celtics. O Knicks é um time com bom poder ofensivo e péssima defesa, enquanto Boston é mais equilibrado, com destaque para a defesa. Resumindo, a defesa do Celtics é capaz de aguentar o ataque de NY, mas dificilmente a defesa nova-iorquina segura o poder de fogo do Celtics. Prova disso são os resultados da temporada regular, quando Boston venceu os 4 confrontos entre as equipes. Acho que nos playoffs, porém, o Knicks vai suar sangue para vencer no Madison Square Garden, portanto vou de 4-2 Celtics.
- 4 Orlando Magic (52-30) vs. 5 Atlanta Hawks (44-38) Teoricamente o confronto entre o quarto e o quinto colocado é o mais equilibrado na primeira rodada dos playoffs. , mas não acredito muito no Hawks, ainda mais que eles vem de 6 derrotas consecutivas. Nessa temporada Atlanta foi superior nos jogos da temporada regular (3-1), mas playoffs é diferente e ano passado o Magic sapecou 4-0 nos Hawks na semifinal da conferência leste. Aposto em 4-2 Orlando.
- 1 San Antonio Spurs (61-21) vs. 8 Memphis Grizzlies (46-36) O Spurs dominou a conferência praticamente a temporada inteira e esse time é mais que experiente na pós-temporada, enquanto o Grizzlies ainda busca a primeira vitória da história do time nos pleyoffs. Não vejo motivos para que San Antonio ganhe essa série com bastante tranqüilidade, mesmo que na temporada regular cada equipe ganhou 2 dos quatro confrontos entre eles. Pra mim a experiência vai pesar e o Spurs faz 4-1 e despacha o Memphis.
- 2 Los Angeles Lakers (57-25) vs. 7 New Orleans Hornets (46-36) Essa é outra barbada. O Lakers vem mal nos últimos jogos, Andrew Bynum ta bichado, Kobe anda muito nervosinho, tomou multa da NBA e tudo... mas nada disso importa. Esse time do Lakers conhece bem os playoffs e o Hornets sentirá demais a falta do cestinha da equipe, David West. Na temporada regular o Lakers venceu os 4 jogos que disputou com o Hornets e não vejo motivos para ser diferente agora: 4-0 Lakers.
- 3 Dallas Mavericks (57-25) vs. 6 Portland Trail Blazers (48-34) Esses jogos deverão ser muito equilibrados. Cada time venceu seus jogos em casa na temporada regular e alguns deles foram muito disputados. Dirk Nowitzki terá uma bela prova de fogo para tirar a fama de amarelão. Apesar de toda história de fracasso dos Mavs nos playoffs e do bom time de Portland, eu acho que dessa fase eles acabam passando, mesmo muito apertado. Dallas deve fechar em 4-3 com um emocionante jogo 7.
- 4 Oklahoma City Thunder (55-27) vs. 5 Denver Nuggets (50-32) Mais um confronto de prognóstico dificílimo. O Thunder pode encarar de igual pra igual qualquer adversário na NBA. O time tem Kevin Durant e Russel Westbrook em fase espetacular, além de Perkins ter dado ao time boa consistência no garrafão. Por outro lado o Nuggets se transformou em um baita time após a saída de Carmelo Anthony, com um conjunto invejável. Na temporada regular o Thunder ganhou 3-1 nos confrontos, mas o mais importante é que duas dessas vitórias foram em abril. Portanto aposto no OKC 4-3.
PLAYOFFS NA TV
Vi um comentário de Everaldo Marques da ESPN que cada canal (ESPN, Space e Esporte Interativo) só terão 5 jogos de transmissão nessa primeira fase dos playoffs.
- ESPN: Sábado, 16/Abr, 20h00 – Atlanta at Orlando (Jogo 1) Sexta, 22/Abr, 20h00 – New York at Boston (Jogo 3) Sábado, 23/Abr, 23h00 – Denver at Oklahoma (Jogo 3)
- SPACE: A transmissão do Space ainda está bem nebulosa. Não achei a lista em lugar nenhum, apenas alguns blogs dizendo que o canal vai manter as transmissões de quinta-feira (21h) para os playoffs. No entanto, dei uma pesquisada na grade divulgada no site e tem NBA já nesse domingo, previsto para 18h15, o que é muito estranho, já que Lakers x Hornets está previsto para 16h30 e Knicks x Celtics para 20h00. No site também tem uma transmissão prevista para próxima quinta (18h45), o que também é estranho, já que o primeiro jogo de quinta é Bulls x Pacers com início às 20h00. Enfim, vamos aguardar pra ver. Se os blogs estiverem corretos e as transmissões forem quinta-feira 21h, na próxima semana teremos: Quinta, 21/Abr, 21h00 – Philadelphia at Miami (Jogo 3)
- ESPORTE INTERATIVO: Ainda não consegui informações. Assim que tiver algo eu atualizo.
Os Lakers não deixaram interrogação nenhuma. Eles só perderam esses 5 jogos por causa de contusões dos pivôs e tb estava se poupando para os playoffs, e mesmo assim ainda ganharam dos Spurs há 2 rodadas. Além disso, é só ver o último jogo contra os Kings, q o time mostrou q ganha qdo quiser! Q venha os Hornets!!!
ResponderExcluirGO LAKERS!!!
O Lakers ganhou do Spurs pq eles jogaram com o time reserva... e ainda quase perdeu do Kings, um dos piores times da liga. Beleza, vai ganhar do Hornets mesmo, pq eles são fracos, mas quero ver a partir daí. Hoje Derrick Rose já mostrou que é o MVP e dono dessa temporada! GO BULLS!
ResponderExcluir